segunda-feira, 31 de março de 2008

Mosley, sadomasoquismo e a orgia nazista

Nunca pensei que escreveria um título tão inusitado quanto esse. Ainda mais se fizesse total sentido com o maior acontecimento deste início de semana da F-1.

Não tem nada a ver com as bobagens do Massa, do favoritismo de Raikkonen no Bahrein, de uma possível reação da McLaren em Sakhir. O que se fala, agora, é no tal vídeo de Max Mosley, presidente da FIA, que simplesmente manda e desmanda na F-1.

Esse filme, estrelado pelo chefão da categoria, foi publicado pelo gloriosíssimo tablóide britânico “News of the World”. Que pode até ser um ótimo nome para um bom disco do Queen (em 1977), mas é um lixo de jornal. Nem jornal é, na verdade. É um periódico de bobagens feito para se ganhar muito dinheiro com a curiosidade das pessoas. O fato é que o tablóide publicou ontem o tal vídeo, onde Mosley aparece em uma orgia com cinco prostitutas (“hookers”, como chamou o NOTW).

Até aí, nada demais. Não sou falso moralista para ficar comentando esse tipo de caso.

Mas o que pegou foi um “tempero” que Max Mosley colocou no vídeo, fazendo referências nazistas com as tais “primas”, que também não pareciam ser das mais "requintadas". Para topar essa bizarrice, não devem ser mesmo. Parece que existe uma certa fantasia perversa na cabeça do inglês, sendo tratado na película ora como um prisioneiro “torturado” ora como um “comandante nazista”.

Mas o pior de tudo é a história pessoal de Mosley. Seu pai, Oswald Mosley, foi um dos chefões do partido fascista britânico. Era brother de Hitler e Goebbels, pelo que consta. Teria até mesmo realizado seu casamento na casa do segundo, em cerimônia “secreta”, durante a década de 1930. Mosley sempre evitou os comentários sobre o posicionamento de seu pai. Mas agora, não há o que fazer. Tem que se desculpar até o chão, até porque associações de judeus na Inglaterra já protestaram contra o dirigente.

Mesmo assim, não deve escapar de uma renúncia. Como disse o Capelli em seu blog, ele só continua no cargo se provar que o vídeo é falso. Até porque já está há bastante tempo lá e tem um monte de gente querendo seu lugar.

Contraditorialmente, me parece que, por mais que muitos almejem a presidência da FIA, a falta de um substituto imediato impede a saída de Mosley no momento. Apesar disso, para mim ele não dura mais do que um mês, no máximo, no comando da categoria. Desgastou demais e queimou muito o filme. Se fosse no Brasil, quem sabe ele não ficasse? Tem tanto cara-de-pau por aqui.

Mas é claro que isso tudo é apenas suposição. Até mesmo palpite, diria. Ele pode estar, agora, escrevendo sua carta de renúncia, em plena madrugada britânica, para anunciar sua saída do cargo em primeiro de abril. O que seria uma piada pronta para os brasileiros, que parecem estar se divertindo bastante com o caso.

Um comentário:

Anônimo disse...

eita sô