quarta-feira, 15 de abril de 2009

Lá e cá

Gostaria de falar sobre muitos assuntos. Entre eles: show do Kiss, show do Maiden (sim, ainda!), Brawn e F-1, a absolvição (sem destaque) de Robinho, denúncia vazia e irresponsável no Campeonato Paulista, violência no futebol em geral.

Também devo um comentário sobre a maior novidade esportiva de 2009: o "aposentamento temporário" de um honesto, cansado e injustiçado Adriano.

Mas, como sempre, falta tempo e disposição para colocar as ideias em ordem. Então, prefiro um post mais curto, sobre um assunto que me assombrou um pouco ontem e hoje.

Lá na Europa, os brasileiros Felipe Melo (Fiorentina), Matuzalém (Lazio) e Carlos Eduardo (Hoffenheim) se envolveram em confusões/brigas no último fim de semana em seus respectivos campeonatos nacionais. Foram julgados na terça-feira, e suspensos por cinco (Felipe Melo e Carlos Eduardo) e três partidas (Matuzalém).

No mesmo fim de semana, Cristian fez um gol marcante que selou a mais bela vitória corintiana desde os tempos de Carlitos Tevez, creio. Talvez desde aquele 7 a 1 no Santos, em 2005. Foi bonito ver o time jogar bem e ganhar do atual tricampeão brasileiro e de quem foi freguês nos anos recentes, apesar de estar agora há dois anos sem perder desse "algoz".

Por fim, Cristian resolveu mostrar os dois dedos médios para (aparentemente) a torcida do São Paulo. Um gesto ofensivo e irresponsável, sem dúvida. Para mim, merece uma punição. Se o juiz tivesse visto, imagino que ele teria sido expulso, o que o deixaria de fora do jogo de volta da semifinal. Portanto, e pela gravidade do que aconteceu, acho que um jogo de gancho estaria de bom tamanho.



Também levo em conta que ele ofendeu o São Paulo, e seria muito justo que ele ficasse de fora justamente desse jogo.

Mas o nosso futebol tem dessas coisas. O TJD-SP descartou desde o início a punição de Cristian ainda nesta semana. Imagino que eles tenham muito a fazer, e esse tipo de assunto não é prioridade. Cristian, aparentemente, será chamado para depor sobre o gesto na sexta-feira. Daí então o TJD resolve se ele será julgado. Quando? Sabe Deus. A única certeza é de que não será nesta semana.

Aqui, tudo é mais difícil mesmo. Não só no esporte (o julgamento de Castro Neves nos EUA que o diga).

Só para finalizar, é um absurdo um delegado querer abrir um inquérito sobre o caso. Não consigo imaginar um motivo para isso - creio que seja incitação à violência. Talvez ele, de nome Antonio Carlos Barbosa, locado no 23º DP da Capital, não tenha o que fazer. Talvez ele devesse ir trabalhar no TJD-SP.

Ou talvez devesse olhar para o que disseram (e fizeram) certos dirigentes como Andrés Sanchez (principalmente ele), Mario Gobbi, Marco Aurélio Cunha, Marcelo Teixeira, Leco, Juvenal Juvêncio, entre outros. Nosso ilustre delegado poderia analisar se algumas declarações desses sujeitos nos últimos meses não serviram para impulsionar a violência nos estádios em SP. Acho que é uma ótima pauta para ele.

Se não for, há outras opções, como investigações sobre a venda/repasse de ingressos a cambistas e a relação clube/torcida organizada. São assuntos muito mais interessantes e relevantes para quem ama e acompanha futebol.

Pena que esse pobre cara chamado torcedor não tenha o seu interesse defendido.

Nenhum comentário: