terça-feira, 2 de setembro de 2008

Felipe Massa, o número 1


Nos últimos dias, tem-se falado muito sobre a necessidade (ou não) de a Ferrari "promover" Felipe Massa como piloto número um da equipe para o restante da temporada 2008. Para isso, os brasileiros (e italianos) usam como argumento a boa fase de Felipe no campeonato (a melhor de sua carreira) e sua vice-liderança na classificação, com 64 pontos, a seis do líder Lewis Hamilton e sete à frente de Kimi Raikkonen.

Não sou a favor, e acho que a postura da Ferrari deve ser respeitada, mesmo com a fase de Felipe. Acho que descartar o finlandês, atual campeão mundial, restando seis corridas para o final da temporada, é um risco que os italianos não podem correr.

Kimi está a 13 pontos do inglês, e até me parece que ficará fora da briga pelo campeonato se Massa não tiver mais tanto azar.

O problema é que na F-1 atual o azar tem sido muito presente. Vide, por exemplo, o infortúnio de Felipe na Hungria, com a quebra de motor a três voltas do final, na atuação mais extraordinária de sua carreira. Ou aquela corrida no Canadá, com a lambança do Hamilton atingindo o Raikkonen nos boxes e tirando ambos da prova. Hoje, a Ferrari precisa do finlandês na briga, porque a F-1 voltou a um estágio, talvez temporariamente, onde os carros estão quebrando demais, diferentemente do ano passado.

Por isso, acredito que Massa será o piloto número um da Ferrari, mas precisa provar que merece. Até agora, tem feito isso com maestria, destruindo Kimi nas classificações e se firmando como o desafiante do rookie Hamilton, que também está louco por seu primeiro título, perdido em 2007 de forma dramática. Raikkonen, por sua vez, vai se apagando prova a prova. Não ganha uma corrida desde abril, quando faturou o GP da Espanha.

Para mim, em duas corridas, no máximo, Felipe atinge essa condição. É só confirmar sua boa forma nos GPs da Bélgica (cujos três últimos foram vencidos por Raikkonen) e Itália, para então desfrutar das regalias de um primeiro piloto.

Daí, quando a briga virar Hamilton/McLaren x Massa/Ferrari, as coisas ficarão bem mais simples para o ferrarista, primeiro brasileiro a lutar, de fato, pelo título da F-1, após 17 anos do tricampeonato de Ayrton Senna.

O melhor

Apenas um comentário final aos pachecos e corneteiros de plantão, sobre quem é o melhor piloto entre Raikkonen, Hamilton e Massa. Para mim, todos eles se mostraram rápidos e bons, mas inconstantes. Por isso, fica até difícil apostar em um deles para o título, já que o trio é basicamente do mesmo nível técnico.

Talvez se a disputa contasse com Fernando Alonso (em uma equipe que lhe desse todas as regalias que o espanhol exige, além de um carro bom) e a revelação Sebastian Vettel (que só precisa de um carro bom para mostrar do que é capaz) as coisas seriam mais difíceis para os três pilotos, porque esses dois parecem acima da média. Principalmente Vettel, que ainda é moleque de tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

fala ae tuvuca, blz? aqui é Thiego, sou viciado em F1. muito legal seu post, acho q realmente não é hora de escolher o primeiro piloto, o kimi ano passado ele estava 17 pontos atrá do hamilton faltando 2 corridas e conseguiu levar o titulo graças as burradas do hamilton. Mas, o q irá acontecer se o kimi estiver em primeiro e massa em segundo em spa franchorchamps? hum... os cara vão ter q arriscar algo.

Agora é a hora de saber se o motor da ferrari aguenta o não, Spa e monza são circuitos q forçam muito o motor... Essa vai ser a melhor corrida do ano !

Marcelo Tuvuca disse...

Fala Thiego, beleza?

Acho que, caso aconteça a hipótese imaginada por você, Raikkonen ganha a corrida, com Massa em segundo. Mas o finlandês tende a perder força, porque ainda estará a cinco pontos de Massa, a cinco corridas do final.

E tudo depende, principalmente, da posição de Hamilton na corrida belga. Com o inglês em terceiro, acho que aumenta as possibilidades de ocorrer aquela parada de box mais demorada para o finlandês, ou coisa do tipo. Nada muito descarado.

Quanto ao motor da Ferrari, Massa disse que a equipe achou o problema, que era na biela dos dois motores, e que tal infortúnio não acontecerá mais. Vamos ver se ele tem razão.

Abraço

Melina disse...

Olá gostei do seu blog, é de bom gosto.
Se gosta de rock tem uma banda chamada MASSAHARA que toca hardão setentista e sons próprios.
Confere depois no orkut.
Me chamo Melina e tenho um blogger se um dia quiser me visitar www.estranhanoparaiso.blogger.com.br
Um abraço pra ti e sucesso!
Gostei do post sobre o Hendrix.
Teh!