segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Leslie, 82


Hoje é aniversário de Leslie Nielsen. Sim, o senhor de cabelos brancos com cara de sério e que fez um punhado de filmes besteirol.

Nascido em 11 de fevereiro de 1926 em Regina, no estado de Saskatchewan, esse canadense participou em diversos filmes "sérios" até deslanchar como humorista no clássico "Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu!" (Airplane!, 1980), onde eternizou o Dr. Rumack, que buscava resolver os problemas da aeronave com aparência serena, mas das formas mais malucas possíveis.

Recentemente, ganhei o DVD original deste filme, em inglês, e já assisti a ele duas vezes. Foi dirigido pelo trio Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker. A atuação de Nielsen, aliada ao desempenho genial de outros atores veteranos, como Lloyd Bridges, Peter Graves e Robet Stack, se tornou uma das películas mais cultuadas da década de 1980.


Até o jogador de basquete Kareem-Abdul Jabbar aparece como co-piloto do avião (ele ainda jogava nos L.A. Lakers na época, uma das piadas com seu personagem no filme, Roger Murdock). "Airplane!" foi um pioneiro do estilo besteirol e contém diversas piadas politicamente incorretas, digna de orgulhar Borat, em uma época na qual os EUA eram comandados pelo democrata Jimmy Carter.



Depois disso, Leslie tentou o sucesso com a série "Police Squad", que acabou durando pouco, em parceria com os criadores Jim Abrahams e os irmãos Zucker. No entanto, o longa-metragem baseado em "Police Squad" consagrou o ator canadense como um dos maiores comediantes do cinema nos anos 1980. O nome do filme? "Corra que a Polícia Vem Aí" (The Naked Gun, 1988), lançado seis anos depois do fim da série.

A comédia tinha ainda um ótimo elenco de coadjuvantes (como OJ Simpson, antes de seus problemas conjugais e judiciais, e Priscilla Presley, viúva do Elvis) e uma atuação inspiradíssima de Leslie como o tenente Frank Drebin. Duas seqüencias, também engraçadas, foram lançadas em 1991 e 1994. Apenas a última, 33 e 1/3, foi dirigida por Peter Segal e não David Zucker. De qualquer maneira, o trio Abrahms/Zucker/Zucker participou escrevendo o roteiro da trilogia.

Depois, Leslie filmou "Drácula, Morto mas Feliz" com Mel Brooks, "Repossuída", "Duro de Espiar" e "Mr. Magoo", entre muitos outros. Ainda voltaria à parceria com David Zucker nos capítulos 3 e 4 da série "Todo Mundo em Pânico".

O sucesso deu uma minguada, mas esse respeitável senhor de 82 anos continua a fazer comédias. Sempre quer fazer os outros sorrirem. Mesmo em roteiros pobres, ele consegue isso, com sua cara de sonso e sempre desconfiando das pessoas. Até o dublador dele aqui no Brasil é engraçadíssimo.

Parabéns, Mr. Nielsen.

Um comentário:

Comunicação Barbixas disse...

De longe meu comediante preferido...
"Não se mexa! Eu tenho uma arma. Não comigo, mas eu tenho!" em O Foragido.