quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O novo set-list do Iron Maiden

Bom, ainda estamos na Quarta-feira de Cinzas, o Corinthians acabou de empatar em 1 a 1 com o Barueri, o Palmeiras tomou uma piaba do Guaratinguetá (3 a 0), e eu volto a escrever após alguns dias.

Prometi que falaria sobre o jogo Lusa X Juventus e cumprirei a promessa, mas ainda não nesse post.

Primeiro, vou falar sobre o set-list do Iron Maiden no primeiro show da turnê 'Somewhere Back in Time World Tour', que aportará no Brasil em março. A apresentação rolou em Mumbai, na Índia.

Segue ele:

Intro - Churchill's Speech
1. Aces High
2. 2 Minutes to Midnight
3. Revelations
4. The Trooper
5. Wasted Years
6. The Number of the Beast
7. Run to the Hills
8. Rime of the Ancient Mariner
9. Powerslave
10. Heaven Can Wait
11. Can I Play with Madness
12. Fear of the Dark
13. Iron Maiden
Bis
14. Moonchild
15. The Clairvoyant *
16. Hallowed be thy Name

*- Vi uma foto do set-list e estava escrito "Clairvoyant (or Evil...)". Suponho que eles alternarão Clairvoyant e The Evil that Men Do durante as apresentações, o que eu acho ótimo.

Vamos à análise dos fatos.

A turnê 'Somewhere Back in Time World Tour' seria uma espécie de homenagem aos discos Powerslave (1984), Somewhere in Time (1986) e Seventh Son of a Seventh Son (1988). Desses discos, serão tocadas:

Powerslave - Aces High, 2 Minutes to Midnight, Powerslave e Rime of the Ancient Mariner.

Somewhere in Time - Wasted Years e Heaven Can Wait.

Seventh Son - Moonchild, The Clairvoyant (ou The Evil that Men Do) e Can I Play With Madness.

Fora dessa época, temos Iron Maiden (do Iron Maiden - 1980); The Number of the Beast, Run to the Hills e Hallowed be thy Name (do The Number of the Beast - 1982); The Trooper e Revelations (do Piece of Mind - 1983) e Fear of the Dark (do disco homônimo, de 1992).

São 9 da época "prometida" (1984-88), com a adição de sete clássicos (acho que Revelations é a única não tão clássica; apesar da música ser maravilhosa, acho que poderia ser preterida em lugar de mais uma do Somewhere in Time, que só vai ter duas músicas no set).

Na minha opinião, o set é muito coerente com a proposta da banda. Na verdade, o show será, aparentemente, fulminante. A única música que eu acrescentaria seria Caught Somewhere in Time, mas porque eu adoro essa faixa, que não é tocada em shows desde 1986.

Como já contei no blog, perdi o show do Rock in Rio em 2001, mas vi o Maiden no Pacaembu em 2004, cujo set me decepcionou. Agora, não posso reclamar: é praticamente um set-list dos sonhos.

Surpresas: a primeira é a maravilhosa Moonchild, que abre o Seventh Son. Depois, e principalmente, The Rime of the Ancient Mariner. Ousada, a banda, em tocar uma faixa de 13 minutos que para mim sempre foi uma das melhores da carreira dos caras em virtude de sua variação rítmica e dos diferentes "climas" que ela apresenta. É uma das melhores composições da história de Steve Harris e é também, para mim, muito superior às outras músicas longas do Iron.

Um último comentário: legal a idéia de variar Clairvoyant e The Evil durante os shows, como já comentei acima. Eu torço por The Evil, que ficou de fora em 2004 (mas rolou no Rock in Rio, o que me deixou frustrado). Mas Clairvoyant é bem legal também. Talvez pudessem tomar essa atitude de várias músicas com outras faixas, coisa que o Maiden não costuma fazer.

Mas talvez seria demais. Já estou mais do que contente com o que vai vir.

ET: A Kiss FM está divulgando na rádio uma promoção para cantar com o Iron Maiden no palco em São Paulo. Assim, volta a tradição da banda em permitir que os fãs subam e cantem o ÔOOO de Heaven Can Wait com Dickinson, Gers, Harris, Murray, Smith e McBrain. Isso também rolou no show de 1998, quando a finada 89 FM fez a promoção, e um cara que eu conhecia ganhou e cantou lá no palco com os caras.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é caro Tuvuca... dono de Ralphy.... vai ser um "puta" show... no melhor dos sentidos.... te vejo lá!

Andy à toa! disse...

Verei Rime ao vivo!!!
E da pista especial! Na boca do palco!
Ahhh! Valeu cada centavo!