segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Tuvucanadá - Rush, Parte 2

Voltando agora à normalidade, começarei a contar um pouco da jornada para ver o Rush em Toronto. Primeiro, cheguei na maior cidade canadense cerca de 10 dias antes da apresentação, que seria no dia 22 de setembro de 2007, um sábado. A quarta-feira (19) estava reservada para o primeiro show.

Neste dia, eu estava morrendo de vontade de comprar um ingresso e assistir também àquela apresentação. Me segurei porque não podia ficar gastando tanta grana, mas resolvi visitar a CN Tower, uma das mais altas estruturas do mundo e talvez o principal cartão-postal da metrópole canadense.

A caminho, resolvi parar em um pub, tomar uma cerveja e comer um lanche. Eram mais ou menos 18h, e os caras entrariam no palco em duas horas. Já bem perto da CN Tower, parei no boteco e pedi um sanduíche. Na mesa do lado, vi que tinham três caras com camisetas da banda e falando sobre o que estavam prestes à assistir. Um deles me perguntou se eu tinha um isqueiro, respondi que não mas soltei "e vocês, estão indo ver o Rush?".

Após o "sim", me devolveram a questão e eu expliquei que só veria Lee, Lifeson e Peart no sábado. Ficaram fascinados quando eu contei que era brasileiro e tinha ido em um show da turnê do Vapor Trails em 2002. Não aquele do Rush in Rio, mas o de São Paulo, que choveu horrores e se tornou o maior público da banda em toda sua história como headliners (cerca de 60 mil pessoas vieram ao Morumbi).

Mostrei algumas revistas que eu tinha comprado da banda (uma Kerrang! de 1984, da época do lançamento do Grace Under Pressure). Os caras acharam o máximo todo aquele fanatismo e tentavam entender o porquê de um brasileiro se identificar tanto com o trio. Expliquei que bom gosto e admiração pelos que buscam sempre a perfeição existem no mundo inteiro.

Também houve aquela indagação típica dos canadenses (como eu constataria depois), do tipo "nossa, mas por que vocês fazem tanto barulho? Cantam até YYZ, que é instrumental!". Eles perguntavam até com uma certa inveja e se justificavam: "nós canadenses somos mais discretos, não vibramos tanto como vocês". Recordei-os de que, em 2002, estávamos vendo o Rush pela primeira vez, depois de tanto tempo esperando. A empolgação era realmente única, o que fica bem claro no DVD do Rush in Rio. Mas, no final das contas, brasileiro gosta mesmo é de fazer festa. E ser parte do show. Seja no esporte ou no Rock `n` Roll, o que importa é cantar e gritar o mais alto possível.

Eram dois caras mais velhos, na faixa dos 40 anos, e o filho de um deles, de 13, que assistiria ao seu primeiro show do grupo e estava ansioso. Lembro que eles me disseram que tinham visto o Rush pela primeira vez na época do Signals (1982) e iriam ao seu vigésimo e tanto show, pois já tinham perdido a conta. Me despedi de todo mundo e fui lá para a CN Tower, morrendo de vontade de rumar ao Air Canada Centre e gastar mais uns 90 dólares.

Acabei indo mesmo para a CN Tower, pertinho do ACC, tirei umas fotos lá de cima (uma delas postada aqui, que mostra o local do show a uma altura de 346 metros). Saindo de lá, passei no ACC e vi um folheto divulgando a Rushcon 7, encontro de fãs que começaria na sexta-feira com um show de uma banda cover do Rush em um muquifo lá de Toronto.

E foi lá que a jornada continuou.




Veja aqui as outras cinco partes da jornada:

Tuvucanadá - Rush, Parte Final

Tuvucanadá - Rush, Parte 5 (o show)

Tuvucanadá - Rush, Parte 4

Tuvucanadá - Rush, Parte 3

Tuvucanadá - Rush, Parte 1 (review)

Nenhum comentário: